Gapyear.Cbr
Há cada vez mais estudantes que pretendem ter uma experiência internacional, mesmo antes de acederem ao Ensino Superior.
Propõe-se, assim, que a CMC estabeleça uma parceria com instituições do terceiro sector, empresas, escolas, Universidades e com outros municípios ou instituições espalhadas pelo mundo, a fim de assegurar uma oportunidade de intercâmbio a alunos que pretendam passar um ano no estrangeiro após a conclusão do ensino secundário.
Este ano, chamado por alguns de “gap-year”, é um interregno no percurso académico dos estudantes e representa uma oportunidade para enriquecer a formação dos jovens com atividades extracurriculares tais como voluntariado, estágios, aprendizagem de línguas estrangeiras ou mesmo formações académicas complementares.
Neste âmbito, a CMC deve criar as condições para que Coimbra possa receber estudantes estrageiros assegurando custos reduzidos e programas previamente desenhados. Ao mesmo tempo, deve assegurar que os municípios no resto do mundo de onde provém esses alunos, recebam com iguais condições os nossos estudantes que escolham esta oportunidade internacional.
(Dino Alves, 22 anos, Estudante de Economia)