Arnado Criativo
Sendo uma ideia baseada no conceito da Lx Factory, propõe-se que Coimbra tenha um espaço dedicado às artes, à inovação e à criatividade. Este espaço, que deverá ser preferencialmente nos Armazens do Arnado (requalificados), dará oportunidade aos artistas para trabalharem em espaços comuns e aí exporem as suas produções.
O conceito “Arnado Criativo” refere-se a um espaço de valorização dos nossos recursos humanos e artísticos locais, aliando designers, artistas plásticos, pintores, músicos, artesãos, escritores, marketeers, estilistas (…), de diversas idades e com experiências diversas. Além de uma simbólica renda pelo espaço os artistas presentes ficariam apenas obrigados a partilhar os seus conhecimentos, prestando 400 horas por ano (8 horas por semana) de serviço gratuito ao município para dinamização de actividades lúdicas e workshops ou aulas gratuitas a jovens, adultos ou até idosos do concelho.
No plano ideal este espaço podia ser ainda mais completo: com uma zona de restauração (a explorar por privados), com uma sala de conferências/exposições, três a quatro “salas de aula” para os workshops (ou até para actividades culturais e ensaios de grupos musicais da cidade) e ainda um bar nocturno vocacionado para concertos de música ao vivo de grupos da cidade e espectáculos temáticos (semana do fado, semana do jazz, semana do rock, entre outros). O “Mercado da Cultura” (que será brevemente publicado) poderia estar sediado neste espaço, podendo também estar associada uma livraria ou até um pequeno conjunto de lojas típicas da cidade ligadas à arte.
(Joana Martins, 23 anos, Estudantes de Arquitectura)