Requalificar a Sereia
O Jardim da Sereia é um espaço que já foi intervencionado mas cuja concretização do projecto ficou a meio. Pensar a Sereia implica encontrar uma forma de o encher de pessoas e fazer deste espaço um local dedicado ao desporto e à saúde para todas as idades.
Para que este objectivo seja atingido devem ser criados circuitos de jogging com piso adequado, instalar máquinas de exercício e criar alguns bebedouros. No centro do jardim deverá ser criado um espaço coberto que será explorado por uma associação de solidariedade e onde serão dadas aulas de fitness, ginástica e yoga.
O espaço verde tem sido bem mantido mas pode ter mais vegetação rasteira ou relva, melhorando o ambiente visual. O lago central deve ser potenciado através da instalação de uma fonte. A fauna deve também ser reforçada com um programa de monitorização de colónias de esquilos, aves e peixes.
A entrada deve ser valorizada através da recuperação da fonte principal, da instalação de focos nesse mesmo espaço e em todas as árvores que o ladeiam. Os torreões centrais devem ser recuperados e devem ser concessionadospara criação de uma gelataria e de uma confeitaria que funcionarão com uma esplanada interna ao Jardim. Os concessionários ficariam ainda obrigados à criação de um cartaz cultural permanente (música, teatro, cinema, magia,…) a decorrer neste espaço nobre em articulação com a Câmara Municipal.
(Inês Pinto dos Santos, 26 anos, Estudante de Saúde Pública)